quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Leia o relato do que aconteceu em nosso 1º Encontro com Associados, realizado dia 08/02/15, no Centro Coreográfico

Atividades desenvolvidas:
  • 10h – Café da manhã e recepção aos associados e convidados no hall do 3º piso
  • 10h45 – Cerimônia de entrega das carteirinhas 2015 aos novos associados
  • 11h – Painel expositivo da diretoria, na sala de audiovisual, sobre os trabalhos desenvolvidos pela nova gestão
  • 12h – Coffee break
  • 13h – Colóquio coordenado pelo prof. João Batista, membro do conselho fiscal, com o tema: “Associações civis de caráter sociocultural e a história da APDS”
  • 14h – Encerramento dos trabalhos
  • Clique AQUI para ver mais fotos do encontro
Avaliação:
Costumo dizer que os integrantes de nosso segmento cultural têm muito a falar, mas os bailes não são apropriados pra isso. Em sendo assim, as pessoas ficam satisfeitas quando têm oportunidade de se reunir numa roda de bate-papo e externar opiniões, dar depoimentos, apresentar sugestões. Foi o que aconteceu neste primeiro encontro dos associados e convidados com atividade sociocultural.
   Apenas três diretores da APDS não puderam estar presentes, por motivo de viagem. Os demais trocaram informações sobre o desenvolvimento de seus trabalhos, em suas respectivas áreas de atuação. A assistência pôde tirar dúvidas sobre a associação e cinco convidados assinaram sua filiação.
   O tempo estimado para a primeira parte dos trabalhos foi extrapolado e cogitou-se cancelar o Colóquio programado para o segundo tempo, porém todos os presentes concordaram com a manutenção da programação e se comprometeram a retomar os trabalhos após o coffee break, o que de fato aconteceu.
   No segundo tempo o Colóquio foi iniciado com a fala da diretora cultural, Leonor Costa, que contextualizou o surgimento, no início do século 19, das primeiras sociedades civis com Licença Régia para funcionamento e com a finalidade de propiciar cultura e lazer a seus associados. Em seguida, dois sócios-fundadores da APDS, a vice-presidente Ana Romano e o membro do conselho fiscal Juarez Rodrigues, prestaram depoimento sobre como os profissionais de dança de salão da zona oeste se reuniram e decidiram criar a entidade, em 2002, com posterior alteração estatutária ampliando sua atuação de regional para estadual, em 2007. Os demais participantes fizeram apartes e deixaram sua contribuição, informando os motivos pelos quais se interessaram em integrar os quadros da instituição e registrando suas expectativas. Tais depoimentos foram anotados para os anais da APDS.
   Conclui-se que o encontro foi bem sucedido e cumpriu os objetivos estatutários: promover a aproximação dos associados (a rodinha de bate-papo em torno da mesa dos comes e bebes foi animada), transmitir informações (Painel) e disseminar conhecimento (Colóquio).
   Por fim, cabe registrar aqui o inestimável apoio do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, que viabilizou este evento cedendo-nos a sala de audiovisual daquele equipamento municipal.

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2015.
Leonor Costa, secretária dos trabalhos e diretora social da APDS/RJ                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário