Leia aqui a Assembléia Geral Ordinária e SDS 2014 em 23/11


Aos vinte e três dias de novembro do ano de 2014, reuniram-se em assembleia, na sala de audiovisual
do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, sito à rua José Higino, 115, Tijuca, Rio de
Janeiro, RJ, às 14h, em primeira convocação, e às 14h30, em segunda e última, os associados da
APDS-RJ conforme lista de presença em anexo, para deliberarem a seguinte ordem do dia:
1. Explanação do presidente da APDS-RJ sobre a situação atual da entidade;
2. Preenchimento dos cargos em vacância;
3. Votação da proposta de anistia aos associados inadimplentes;
4. Anuidade 2015 – valor e início de recolhimento;
5. Decisão sobre a APDS-RJ coordenar eventos para a Semana da Dança de Salão 2015;
6. Assuntos Gerais.
Assumindo a presidência da mesa, JAIME JOSÉ, presidente da APDS-RJ, indicou a mim, LEONOR
COSTA, como secretária dos trabalhos, tendo a plenária aprovado por unanimidade.
Passando-se ao PRIMEIRO ITEM DA PAUTA, JAIME JOSÉ falou sobre a importância para o
segmento da dança de salão ter uma associação que o represente nas instâncias federal, estadual e
municipal e junto a outras entidades; falou sobre o que uma associação pode oferecer; falou sobre seu
empenho em não deixar que a APDS fique inativa; e falou das conquistas feitas com a participação da
APDS-RJ. Citou, especificamente, a dança de salão patrimônio cultural imaterial do Estado do RJ; as
comemorações marcando a Semana da Dança de Salão do RJ coordenadas pela APDS; e a luta pela
regulamentação da Lei 3400/2000 que criou a Semana da Dança de Salão do RJ.

Passando-se para o SEGUNDO ITEM DA PAUTA, JAIME JOSÉ explicou à plenária que alguns dos
diretores eleitos colocaram seus cargos à disposição por não terem tempo de se dedicar à associação
como o estatuto determina e que esses cargos precisam ser preenchidos para que a APDS-RJ possa ser revitalizada e cumpra suas finalidades estatutárias, propondo em seguida que fosse feita uma eleição entre os presentes para preenchimento desses cargos. JOÃO BATISTA, 1º Conselheiro, ponderou que melhor seria tratar da questão da inadimplência, com os presentes quitando seus débitos, para que a AGO fosse realizada como determina o estatuto. JAIME JOSÉ informou que consultou o jurídico da instituição e que este esclareceu que como TODOS os associados estão inadimplentes, não há problema em se votar antes o preenchimento dos cargos e se pagar a anuidade depois, mesmo porque o cargo de diretor financeiro, responsável pela cobrança e pelo recebimento das anuidades, é um dos cargos em vacância, sendo esse, aliás, o motivo da inadimplência dos associados. JOÃO BATISTA se declarou satisfeito com a explicação e retirou sua oposição. Consultada, a plenária aprovou a eleição ser feita antes do recebimento das anuidades. Em seguida, JAIME JOSÉ passou a informar os cargos que precisariam ser preenchidos, o que estatutariamente cabe a cada cargo, e convidando associados presentes para preenchê-los, a saber:
1. Vice Presidente – JAIME JOSÉ explicou que este cargo é importantíssimo porque é impossível para o presidente estar em todos os eventos para os quais ele seja requisitado,cabendo ao vice-presidente substitui-lo. Atualmente este cargo é ocupado por ANGELA ABREU que não está tendo tempo de exercer essas funções, preferindo ocupar outro cargo na entidade. JAIME JOSÉ, então, sugeriu à plenária que o convite fosse feito à associada ANA ROMANO, que comprovou habilidade para exercer a função e ajudá-lo em outras tarefas, como o faz atualmente no Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ (SPDRJ), onde ocupa cargo como comissária de arte para a dança de salão. Consultada, ANA ROMANO aceitou o convite. Em votação, ANA ROMANO foi eleita por unanimidade para o cargo de vicepresidente da APDS-RJ. Em continuidade, ela foi convidada a compor a mesa.
2. Diretor de Comunicação – JAIME JOSÉ explicou que o diretor de comunicação é responsável pela comunicação interna e externa da entidade, efetua o cadastro dos associados, realiza pesquisas, faz as divulgações e atualiza o banco de emprego, dentre outras atribuições. Analisando o perfil dos associados, JAIME JOSÉ indicou para a função o associado DAVID THEODOR, que aceitou o convite. Em votação, DAVID THEODOR foi eleito por unanimidade para o cargo de diretor de comunicação da APDS-RJ e convidado a compor a mesa.
3. Diretor Social – JAIME JOSÉ explicou que este cargo, também em vacância, requer uma pessoa com habilidade e perfil específicos de produção cultural, pois o diretor social é responsável pelo desenvolvimento e criação de projetos para a difusão cultural, coordenação e/ou produção de eventos, promoção de intercâmbios e integração da classe. Tem também a atribuição de receber e recepcionar profissionais que procurem a entidade assim como convidados e visitantes da APDS/RJ, além de cuidar e prezar pela imagem da instituição. Dentre os presentes, JAIME JOSÉ apontou como dentro deste perfil a associada LUCY RIBEIRO, que é produtora cultural, lhe dirigindo o convite. LUCY RIBEIRO ponderou que seria impossível exercer sozinha tantas atribuições e questionou se ela teria auxiliares nesse cargo. JAIME JOSÉ esclareceu que somente os cargos do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal são submetidos a escrutínio, estando os eleitos livres para formarem suas próprias
equipes, ressaltando que nenhum cargo na APDS é remunerado, todos têm de trabalhar voluntariamente. Pediu que, caso os diretores eleitos formem equipes, que ele seja formalmente comunicado, para registro. LUCY RIBEIRO informou, então, que aceita o convite para ser diretora social e desde já informa que convidará VALDO FERREIRA para trabalhar com ela, visto que ele já a ajuda nas atividades culturais que produz. Em votação, LUCY RIBEIRO foi eleita por unanimidade para o cargo de diretora social da APDS-RJ e convidada a compor a mesa.
4. Diretor Financeiro – JAIME JOSÉ explicou que este cargo, em vacância, inviabilizou a
cobrança e o recebimento das anuidades, posto que o diretor financeiro é responsável pela
contabilidade e patrimônio da associação, aí incluído entrar em contato com os associados
inadimplentes e receber pagamentos de novos associados. Dentre os associados ali presentes, JAIME JOSÉ identificou o associado ANTONIO MARTINS DE ARAGÃO como o de melhor perfil para o cargo, fazendo-lhe o convite para se candidatar ao cargo, tendo ANTONIO M. ARAGÃO aceito o convite. Em votação, ANTONIO MARTINS DE ARAGÃO foi eleito por unanimidade para o cargo de diretor financeiro da APDS-RJ e convidado a compor a mesa.
5. Diretor cultural – JAIME JOSÉ explicou que a função desta diretoria é quase que a função de um secretariado, sendo responsável pela guarda dos documentos e acervos da instituição; pelo arquivo de publicações de interesse da entidade; elaboração de textos de cunho cultural para divulgação em coordenação com o diretor de comunicação; produção de conteúdo para site e outras mídias da instituição; dentre outras funções pertinentes. Este cargo há muito estava vago e vinha sendo exercido informalmente pela associada LEONOR COSTA, que foi responsável pelas artes, pelos textos e pelo marketing da APDS, tendo elaborado o blog da instituição e o perfil no facebook da Semana da Dança de Salão, dentre outras ações. JAIME JOSÉ propôs, então, que LEONOR COSTA assumisse formalmente o cargo de diretora cultural, tendo esta aceito o convite. Em votação, LEONOR COSTA foi eleita por unanimidade para o cargo de diretora cultural da APDS-RJ, permanecendo na mesa
secretariando os trabalhos.
6. Diretor comercial – JAIME JOSÉ explicou que esta diretoria é responsável por captar apoio e patrocínio para eventos e projetos, assim como fechar convênios e parcerias para a APDS. Dentre os presentes, JAIME JOSÉ identificou o associado GUSTAVO LOIVOS como o de melhor perfil para a função, tendo este aceito a indicação. Em votação, GUSTAVO LOIVOS foi eleito por unanimidade para o cargo de diretor comercial da APDS-RJ e veio a compor a mesa.

Completados os cargos em vacância no Conselho Diretor, JAIME JOSÉ explicou que existiam cargos
em vacância também no Conselho Fiscal, que é composto por três membros efetivos e dois membros
suplentes. JAIME JOSÉ solicitou aos atuais conselheiros, JOÃO BATISTA e SÉRGIO CASTRO, que continuassem em seus cargos, como, respectivamente, primeiro e segundo conselheiros. Tendo JOÃO BATISTA e SÉRGIO CASTRO concordado em permanecer nos cargos, JAIME JOSÉ propôs
convidar ANGELA ABREU para ocupar o cargo de terceira conselheira, tendo esta aceito a indicação. Para a suplência, foi feito convite aos associados RODRIGUINHO BARCELOS e JUAREZ RODRIGUES, que aceitaram o convite. Em votação, a plenária elegeu por unanimidade os indicados, ficando o conselho fiscal assim composto: JOÃO BATISTA (1º Conselheiro); SÉRGIO CASTRO (2º Conselheiro); ANGELA ABREU (3º Conselheiro); JUAREZ RODRIGUEZ (1º suplente); RODRIGUINHO BARCELOS (2º suplente). JAIME JOSÉ agradeceu o empenho e o voluntariado dos recém eleitos do conselho diretor e do conselho fiscal e fez apelo para que os eleitos e todos os presentes trabalhem para o crescimento deste segmento cultural. ANA ROMANO pediu a palavra para convidar o associado JOSÉ LUIZ FERNANDES DIAS para compor a sua equipe na vice-presidência, tendo este aceito. Passando-se para o TERCEIRO ITEM DA PAUTA, JAIME JOSÉ ponderou que a vacância do cargo de diretor financeiro fez com que os associados ficassem inadimplentes com a entidade e que, como o ano de 2014 já está no fim, ele entendia ser justo que fosse votada uma anistia ampla, geral e irrestrita a todos os associados até o ano de 2014. Colocada em votação, a plenária aprovou anistia ampla e irrestrita a todos os associados inadimplentes, até o ano de 2014. Passando-se para o QUARTO ITEM DA PAUTA, JAIME JOSÉ propôs que, agora que o cargo de diretor financeiro já estava preenchido, fosse iniciado o recolhimento das anuidades de 2015, e que esta fosse mantida no mesmo valor que está desde 2012, qual seja, R$ 60,00. Em votação, a plenária aprovou o início do recolhimento da anuidade de 2015 e seu valor de R$ 60,00.
Passando-se ao QUINTO ITEM DA PAUTA, JAIME colocou em votação a proposta de a APDS-RJ
continuar coordenando eventos comemorativos da Semana da Dança de Salão, em 2015, abrindo e
fechando a Semana. MARCO ANTONIO PERNA, que participava como ouvinte, ponderou que a Semana da Dança de Salão não pertence a ninguém, é uma efeméride criada por lei. JAIME JOSÉ
confirmou a afirmação e disse que de fato qualquer entidade ou pessoa pode fazer um projeto para
comemorar a Semana da Dança de Salão e o que ele estava colocando em votação era se os associados tinham interesse em ter a APDS como coordenadora de eventos comemorativos da Semana da Dança de Salão com sua chancela. Em votação, todos os associados votaram a favor de a APDS coordenar eventos comemorativos da Semana da Dança de Salão 2015. Passando-se ao ÚLTIMO ITEM DA PAUTA, Assuntos Gerais, foram levantados os seguintes tópicos:
1- Anuidade – Jaime José propôs que o novo diretor financeiro já recebesse as anuidades dos presentes, o que foi feito.
2- Proposta de novos associados – Decidido que o diretor de comunicação passaria por email aos demais um formulário atualizado. Ana Romano sugeriu que cada diretor frequentasse os eventos munido de formulários em branco, pois as oportunidades surgem e cada um pode angariar novos associados.
3- Modelo novo da carteirinha – Debatidas possibilidades, decidiu-se por manter o modelo atual, só na parte da frente, retirando do verso o espaço para carimbo da anuidade, valendo o email do financeiro dando quitação da anuidade.
4- Broche APDS. Juarez pediu a volta do broche da APDS. Jaime José vai verificar quantos ainda existem e distribuir entre os diretores. Outras propostas de marketing para divulgar a imagem da instituição foram colocadas e anotadas pelo diretor de comunicação.
5- Próximas assembleias. Leonor ponderou que esta assembleia já havia passado em muito do tempo regulamentar e que fosse marcada outra assembleia, pois ainda há muito a ser debatido. Marco Antonio Perna sugeriu reuniões em datas específicas, para melhor memorização. Ficou aprovado que serão realizadas assembleias em domingo anterior ao Dia Internacional da Dança (29/04), ao Dia do Dançarino de Salão (21/07), ao Aniversário da APDS dia (12/10) e no domingo de abertura da Semana da Dança de Salão, ficando desde já acertado o dia 26/04/15 (domingo anterior ao Dia Internacional da Dança) para uma AGE de prestação de conta aos associados e simpatizantes. Jaime sugeriu, e a plenária aprovou, que a reunião anual da APDS para estabelecer projetos para o ano seguinte - e se aprovar e iniciar o recolhimento da anuidade do próximo exercício - fosse sempre feita no domingo de abertura da Semana da Dança de Salão.

E nada mais havendo a discutir, o presidente da mesa agradeceu a presença de todos e mandou-me
lavrar a presente ata, que vai assinada por mim, secretária, e pelo presidente da mesa. Rio de Janeiro,
23 de novembro de 2014.

Leonor Costa                                                                          Jaime José
(Diretora Cultural - Secretária)                                                (Presidente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário