APDS/RJ coordenará os CQIDs de dança de salão


A nova diretoria da APDS/RJ já inicia sua gestão 2015 com uma conquista de peso: em janeiro concluiu negociações com o IBAC (Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural) para assumir a coordenação pedagógica das aulas de dança de salão do Curso de Qualificação Profissional para Instrutores de Dança (CQID).“Estatutariamente a associação tem o compromisso de promover atividades de qualificação e a parceria com o IBAC nos proporcionará atingir esse objetivo”, afirma Jaime José, sócio-fundador da APDS e seu atual presidente. Já Denise Acquarone, idealizadora do curso e coordenadora geral, também comemora o acordo: “A parceria com a APDS nos permitirá transferir a coordenação pedagógica do CQID de dança de salão para uma entidade compromissada com a qualidade dos profissionais de seu segmento”.

Para Jaime José, o atual perfil da diretoria da APDS/RJ foi decisivo para levar adiante as negociações e fechar a parceria. “Temos diretores que são produtores culturais e outros que são especializados em administração, em marketing e em mídias impressa e social. Já os profissionais da dança são
de notório saber, atuantes em projetos sociais e/ou diretores de academias de dança de salão. Há ainda profissionais com nível superior, um deles pós-graduado em dança de salão e outro com especialização em pedagogia e em gestão escolar. Dois de nossos diretores já desenvolvem cursos de qualificação em suas academias e um, licenciando em dança, concluiu, ele próprio, os principais cursos de qualificação profissional em dança de salão, nível técnico”, esclarece Jaime, ressaltando que os alunos não devem encarar o curso como de formação. “O curso tem por finalidade a qualificação profissional, o que requer do inscrito conhecimento no mínimo intermediário de dança de salão, a fim de não prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos. A formação compete e sempre competirá às academias de dança”.

O CQID é composto por 4 módulos de 2 meses e meio cada um, sendo as aulas mensais, aos sábados, durante dez meses, totalizando 80 horas de aulas. Para mudar de módulo o aluno deverá ter média na avaliação igual ou superior a 6.0. Para a certificação, a frequência deverá ser igual ou superior a 75% do curso. Os certificados serão assinados pelas secretarias de cultura, pelo IBAC/CQID e, no caso da dança de salão, pela APDS/RJ. As inscrições já estão abertas e os cursos de Duque de Caxias e Rio das Ostras já  têm data prevista de início.

CQID Dança de Salão – Duque de Caxias
Realização: Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias
Apoio cultural: Prefeitura de Duque de Caxias
Local: Teatro Raul Cortez
Início: 28/03/2015 – aulas mensal – das 10 às 18h, sábados

CQID Dança de Salão – Rio das Ostras
Realização: Fundação Rio das Ostras de Cultura
Apoio cultural: Prefeitura de Rio das Ostras
Local: Centro de Formação Artística de
Música, Dança e Teatro
Início: 21/02/2015 – aula mensal – das 10 às 18h, sábados


  • Produção: Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural (IBAC)
  • Coordenação geral do CQID: Denise Acquarone
  • Coordenação pedagógica dos CQIDs de dança de salão: APDS/RJ
  • Informações: (21) 2210-2133 / cqid.rj@gmail.com

As datas de início dos cursos estão sujeitas a alteração em função do número mínimo de inscritos
por turma.

Saiba mais:

  • Sobre a APDS, AQUI.
  • Conheça nossos objetivos e princípios AQUI.
  • Por que se filiar / ficha de inscrição AQUI.
  • Leia nosso Estatuto AQUI.
  • Acesse nossas Atas de Reunião AQUI.
  • Acesse nossas convocatórias e informes AQUI.
  • Acesse nossos convênios e parcerias AQUI.
  • Conheça nossos projetos AQUI.
  • Acesse nosso clipping de imprensa AQUI.
  • Biblioteca virtual AQUI.

Leia o relato do que aconteceu em nosso 1º Encontro com Associados, realizado dia 08/02/15, no Centro Coreográfico

Atividades desenvolvidas:
  • 10h – Café da manhã e recepção aos associados e convidados no hall do 3º piso
  • 10h45 – Cerimônia de entrega das carteirinhas 2015 aos novos associados
  • 11h – Painel expositivo da diretoria, na sala de audiovisual, sobre os trabalhos desenvolvidos pela nova gestão
  • 12h – Coffee break
  • 13h – Colóquio coordenado pelo prof. João Batista, membro do conselho fiscal, com o tema: “Associações civis de caráter sociocultural e a história da APDS”
  • 14h – Encerramento dos trabalhos
  • Clique AQUI para ver mais fotos do encontro
Avaliação:
Costumo dizer que os integrantes de nosso segmento cultural têm muito a falar, mas os bailes não são apropriados pra isso. Em sendo assim, as pessoas ficam satisfeitas quando têm oportunidade de se reunir numa roda de bate-papo e externar opiniões, dar depoimentos, apresentar sugestões. Foi o que aconteceu neste primeiro encontro dos associados e convidados com atividade sociocultural.
   Apenas três diretores da APDS não puderam estar presentes, por motivo de viagem. Os demais trocaram informações sobre o desenvolvimento de seus trabalhos, em suas respectivas áreas de atuação. A assistência pôde tirar dúvidas sobre a associação e cinco convidados assinaram sua filiação.
   O tempo estimado para a primeira parte dos trabalhos foi extrapolado e cogitou-se cancelar o Colóquio programado para o segundo tempo, porém todos os presentes concordaram com a manutenção da programação e se comprometeram a retomar os trabalhos após o coffee break, o que de fato aconteceu.
   No segundo tempo o Colóquio foi iniciado com a fala da diretora cultural, Leonor Costa, que contextualizou o surgimento, no início do século 19, das primeiras sociedades civis com Licença Régia para funcionamento e com a finalidade de propiciar cultura e lazer a seus associados. Em seguida, dois sócios-fundadores da APDS, a vice-presidente Ana Romano e o membro do conselho fiscal Juarez Rodrigues, prestaram depoimento sobre como os profissionais de dança de salão da zona oeste se reuniram e decidiram criar a entidade, em 2002, com posterior alteração estatutária ampliando sua atuação de regional para estadual, em 2007. Os demais participantes fizeram apartes e deixaram sua contribuição, informando os motivos pelos quais se interessaram em integrar os quadros da instituição e registrando suas expectativas. Tais depoimentos foram anotados para os anais da APDS.
   Conclui-se que o encontro foi bem sucedido e cumpriu os objetivos estatutários: promover a aproximação dos associados (a rodinha de bate-papo em torno da mesa dos comes e bebes foi animada), transmitir informações (Painel) e disseminar conhecimento (Colóquio).
   Por fim, cabe registrar aqui o inestimável apoio do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, que viabilizou este evento cedendo-nos a sala de audiovisual daquele equipamento municipal.

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2015.
Leonor Costa, secretária dos trabalhos e diretora social da APDS/RJ                                                        

1º Encontro Mensal dos Associados aconteceu dia 08/02/15 no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

Se uma imagem vale mais que mil palavras, aqui estão imagens que resumem bem os trabalhos desenvolvidos pela atual gestão da APDS, nos meses de janeiro e fevereiro, com destaque para o primeiro encontro mensal dos associados, com café da manhã, painel de prestação de contas da diretoria, entrega das novas carteirinhas, inscrição de novos associados e roda de bate-papo com o tema “Sociedades Civis sem Fins Lucrativos e a História da APDS”, onde se ouviram depoimentos de sócios-fundadores.
   A intenção da nova gestão é promover encontros com associados e convidados ao menos um domingo por mês, com café da manhã às 10h, painel expositivo da diretoria (prestação de contas) às 11h e retorno à tarde para atividades socioculturais (oficinas de dança, palestras, projeção de vídeos com debates, dentre outras possibilidades). Esses encontros serão gratuitos para associados. Não associados interessados em se inscrever para algumas dessas atividades devem entrar em contato com um de nossos diretores, ou com nossa diretoria de comunicação: 9-9299-4078 (David Theodor). 
  • Clique AQUI para ler o resumo do que foi tratado neste encontro.
  • Clique AQUI para conhecer nossa programação 2015 para os encontros mensais com os associados e amigos da APDS.


























1º Encontro Mensal com associados acontecerá dia 08/02/15, no Centro Coreográfico


APDS/RJ: C O N V I T E
Domingo, dia 8 de fevereiro, das 11 às 13h, no CCo
A diretoria da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ convida associados e amantes da dança de salão para o segundo encontro mensal com café da manhã e bate-papo, neste domingo, dia 8 de fevereiro, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, com as seguintes atividades:
(1) 11h00 - saguão da sala de audiovisual - lanche *
(2) 11h30 às 13h00 - sala de audiovisual:
- Entrega da carteirinha aos novos associados
- Mesa redonda coordenada pelo prof. João Batista com depoimentos sobre a criação da APDS e debate sobre realizações até 2014 e metas para 2015
(*) Pedimos a gentileza de confirmar presença, para não faltar nem café, nem bolinhos. Tel/email para confirmação: 9 9299-4078 / 9 9816-5813 - david_tsc@hotmail.com
Saiba mais:
  • Sobre a APDS, AQUI.
  • Conheça nossos objetivos e princípios AQUI.
  • Por que se filiar / ficha de inscrição AQUI.
  • Leia nosso Estatuto AQUI.
  • Acesse nossas Atas de Reunião AQUI.
  • Acesse nossas convocatórias e informes AQUI.
  • Acesse nossos convênios e parcerias AQUI.
  • Conheça nossos projetos AQUI.
  • Acesse nosso clipping de imprensa AQUI.
  • Biblioteca virtual AQUI.